terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O Pedro e a Mully

Como amante dos animais que sou, nunca duvidei da capacidade deles em fazer bem ao ser humano. Sou alvo desse benefício todos os dias através do trabalho que Mully, minha cadela guia, faz por mim, garantindo a minha caminhada livre de obstáculos e ajudando a encontrar lugares que, por mim mesmo, eu não encontraria tão facilmente. Mas hoje, o que assisti na redação da Rádio Câmara, onde trabalho, foi a mais fantástica demonstração de que a relação entre animais e crianças não tem como não trazer benefícios para os dois. Minha colega de trabalho havia faltado para levar o filho ao médico. O garoto estava com febre, muito provavelmente por causa de um daqueles problemas que afligem os pequenos nessa faixa dos dois anos, como complicações no nascimento da dentição etc. Depois da consulta, ela passou pela redação e o garoto, por causa da febre, estava tão calado que nem parecia haver criança no ambiente. No entanto, quando minha colega veio mostrar que, no seu local de trabalho, há um cão que acompanha um dos seus colegas e que fica o tempo todo na sala com todos os outros profissionais, tudo, mas tudo mesmo, mudou. A primeira frase dita pelo garoto, depois de estar por cinco minutos na redação em completo silêncio, foi: "Olha, mãe, um cachorro!" E daí para diante, após o contato com a Mully, o garoto calado deu lugar a uma criança falante, que até ameaçou dar umas corridinhas pelo corredor da rádio, uma criança que até ali estava quieta e desinteressada de tudo, no colo da mãe. A febre, claro, não havia passado de uma hora para outra. A dor, certamente não havia acabado. Mas a diferença foi que, no contato com um cão, na interação com um animal doce e vibrante como a Mully, o humor de uma criança doente foi transformado. Me digam então: é ou não é benéfica para criança e animal essa troca? É por isso que, sempre que um pai ou mãe proíbe seu filho de tocar na Mully em tom de ameaça, o que acontece muito quando estamos em local público, sou o primeiro a convidar os pequenos para ter esse momento com o cão e desautorizo os pais sem medo de ser feliz! Afinal, já é passado o tempo de criança com medo doentio de cães. Vamos estabelecer uma nova ordem, de convivência, interação e ajuda mútua, porque nós podemos oferecer muito aos animais, assim como eles a nós.

Um comentário:

  1. Ohhh, que lindo! Obrigada Edson por compartilhar sua percepção sobre as crianças que se encantam com cachorros, mesmo os que estão a trabalho, como nossa linda e eficiente Mully. Pedro adora cachorro, não tem medo nem dos mais bravos presos entre grades, e naquele dia realmente ele ficou melhor após se encontrar com a Mully na redação...Os cães tem esse poder de encantamento, quebrando o gelo dos ambientes e das pessoas!! Obrigada por permitir esse contato com sua querida ajudante!! Bjo.

    ResponderExcluir

Não criei este blog para falar sozinho. Portanto, deixe o seu comentário! Siga-me também no Twitter.