segunda-feira, 26 de abril de 2010

De Aristóteles a Madonna, feriado é para celebrar

Tem gente que pensa que um feriado na quarta-feira, como foi o último 21 de abril, é uma maravilha. Afinal, é uma pausa para relaxar, ir ao clube, promover um encontro entre amigos ou simplesmente não fazer nada e ficar de pernas para o ar, em pleno meio de semana. Outros vão no sentido contrário e praguejam contra o feriado na quarta-feira. Ora bolas, por que não é na terça ou na quinta, que nos dá a oportunidade de, como dizem os lusitanos, fazer a ponte, ou como dizemos aqui deste lado do Atlântico, enforcar a segunda ou a sexta, conforme o caso?

Na edição da revista Veja de 2 de novembro de 1994, um dia de finados que caiu numa quarta-feira, Jô Soares, que não sei se defino como humorista, escritor, apresentador, articulista ou tudo isso junto, publicou um dos seus artigos mais memoráveis de sua trajetória como colunista do periódico. No texto, Jô Soares dizia que o feriado na quarta-feira deixa as pessoas em dúvida. Afinal, enforca-se a segunda e a terça que precedem o feriado ou a quinta e a sexta que vêm depois dele? O colunista dava a solução. Para acabar com o dilema, basta enforcar a segunda e a terça, descansar no feriado propriamente dito e enforcar a quinta e a sexta! Assim, tira-se a semana de folga e acaba-se com a dor de consciência. Aliás, dizem que essa foi a solução adotada por alguns políticos...

Mas e os que não têm como enforcar coisa alguma e têm que bater ou assinar ponto e cumprir jornada de trabalho? Será que esses devem aplaudir ou vaiar o feriado na quarta-feira? Sinceramente, acho que feriado é sempre feriado e temos que comemorar. Não é por acaso que uma das canções de maior sucesso de Madonna diz: "Se tivéssemos um feriado/ Tirar um tempo para celebrar/ Um dia que fosse fora da rotina/ Seria tão maneiro!/". Mas, Montanha, você está citando a Madonna para escrever um artigo? Sim, estou. Madonna, a mãe da Lourdes Maria. Ela mesma!

Mas se você acha que Madonna é indigna de ser citada em qualquer coisa que não seja uma danceteria, ou ainda, se você é como alguns artistas que se acham supremos e que afirmam que o sucesso da Madonna é a prova da infinitude da burrice humana, vou destilar aqui um pouco de filosofia. Então segura que lá vai!

Uma das afirmações mais conhecidas do filósofo grego Aristóteles diz respeito ao ócio. Isso mesmo: a folga, o ficar à toa. Segundo ele, não pode existir filosofia sem o ócio, ou seja, para refletir sobre o homem e tudo que o cerca, para criar conceitos, para exercitar livremente a arte de pensar, o sujeito precisa estar livre do peso do trabalho. Trocando em miúdos, só tem tempo para refletir quem não precisa trabalhar. Para Aristóteles, alguns tinham que trabalhar para que os outros pudessem se libertar desse peso e exercer a filosofia.

Voltando ao nosso dilema do feriado na quarta-feira, não há dúvida de que ele precisa ser celebrado. Seja para um tempo de contemplação, meditação, leitura, seja para fazer festa e jogar conversa fora, um feriado na quarta-feira é sempre um grande presente.

Vejam o meu caso: saí de Brasília no vôo das 6h30 do feriado e fui para BH, minha deliciosa terra, onde minha esposa ainda está morando por questões de trabalho. Além de passar o feriado com ela, encontramos alguns amigos muito chegados em um churrasco. Deu tempo de visitar meu sogro, que estava internado na semana passada, mas, graças a Deus, já deixou o hospital. Saindo do hospital, tivemos tempo de tomar um sorvete e, ao chegar à casa de minha sogra, onde passaria a noite, uma caçarola italiana deliciosa estava à minha espera! Pode ser que quem fala mal de sua sogra tenha lá suas razões, mas eu, como fica claro nesse relato, não tenho o que reclamar da minha! No dia seguinte, foi só tomar o avião cedinho e voltar para Brasília e para o batente.

Viram quanta coisa se pode fazer num feriado de quarta-feira? Por isso, devemos comemorá-lo, sempre. De mais a mais, como disse minha esposa, já inventaram o avião! Graças a ele, deu para fazer tudo isso em um dia, numa cidade a mais de 700 quilômetros de onde moro. E, convenhamos, nunca foi tão barato voar. Portanto, no próximo feriado que cair numa quarta-feira, faça o máximo de coisas legais que você conseguir e comemore, comemore muito!

Um comentário:

  1. Aqui na Inglaterra a maioria dos feriados sao antecipados pra segunda-feira, menos Natal e Reveillon.

    Ouvi dizer que iam tentar fazer isto no Brasil tambem, mas nao sei se este projeto esta indo pra frente.

    ResponderExcluir

Não criei este blog para falar sozinho. Portanto, deixe o seu comentário! Siga-me também no Twitter.