O jornal mineiro O Tempo, da Sempre Editora, está de cara nova na Internet. Segundo o próprio site, o objetivo é tornar a navegação mais interativa e acrescentar conteúdo, como um espaço mais exclusivo dedicado ao esporte. Em entrevista ao portal Comunique-se, o editor do site dos jornais O Tempo e Super Notícia, Luiz Fernando Rocha, afirmou que o novo site traz ainda maior interação com as redes sociais e um espaço para a veiculação de matérias em vídeo, produzidas exclusivamente para a Internet.
Por razões óbvias, não posso tecer comentários a respeito do visual do novo site de O Tempo, mas posso avaliar a acessibilidade. Dei uma olhada superficial, mas parece que o pessoal responsável pelo novo visual dos jornais da Sempre Editora na Internet fez um brilhante trabalho nesse aspecto. Os links gráficos estão todos etiquetados, de modo que, ao ser acessado por uma pessoa cega, o portal esteja inteiramente navegável. Para explicar isso melhor, pense no seguinte: todos os links que você, que enxerga normalmente, vê em um determinado site são falados para os cegos através dos leitores de tela. Ocorre que, se o link for um ícone, o leitor de tela não tem como saber do que se trata e vai falar apenas que se trata de um link gráfico. Mas é possível resolver esse problema sem deixar de colocar os links gráficos nas páginas, ou seja, sem comprometer o visual do site. Basta que, ao construir a página, a pessoa etiquete os links gráficos através de um comando chamado "alt", que é inserido toda vez que se coloca uma imagem na página. Se o comando "alt" estiver em branco, o leitor de telas vai falar para o usuário cego o nome do arquivo da imagem, que muitas vezes não quer dizer nada. Assim, em alguns sites, ao passar por um link, nós cegos ouvimos apenas coisas como "menu_topo_01", "menu_topo_02" etc. Ora, com esses nomes, não temos como saber para onde o link está apontando e precisamos testar um por um para descobrir onde está o conteúdo que desejamos acessar.
Por outro lado, se o webdesigner se lembra de colocar no comando "alt" as palavras "notícias", "entretenimento", "editoriais" etc, mesmo que o link seja um ícone, essas palavras serão sonorizadas para os cegos através do leitor de telas. E, pelo que pude conferir até agora, o novo site do jornal O Tempo teve essa preocupação. Espero que, no dia-a-dia, à medida que os conteúdos vão sendo atualizados, o pessoal responsável pelo site não deixe a peteca cair e continue primando pela acessibilidade, aliada, claro, a um belo visual. Afinal, sabendo fazer a coisa, esses dois elementos não são de modo algum excludentes.
sábado, 8 de maio de 2010
Jornal O Tempo estréia novo visual na Web
Marcadores:
acessibilidade,
Internet,
Jornalismo,
novo visual,
O Tempo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não criei este blog para falar sozinho. Portanto, deixe o seu comentário! Siga-me também no Twitter.